QUE SAUDADE DO ROMANTISMO!!!!

Escrito por Simone Guerra, Cristiane Vilarinho, Maria Luíza Faria, Nell Morato e Vólia Loureiro.
Existem homens românticos à moda antiga nos dias de hoje? Realmente os tempos mudaram e hoje predomina o modernismo.
Acredita-se que está cada vez mais raro encontrar um homem que seja realmente romântico, que valorize de verdade sua companheira.
O romantismo é indispensável para se manter um relacionamento. As mulheres necessitam desse romantismo e não querem abrir mão dele.
Antes de escrever o texto, liguei para três amigas e perguntei o que elas querem em um homem e todas sem exceção, responderam: homem romântico, destes que ainda mandam flores. O que vale é a intenção, não importa o tamanho da atitude, mas sim o que representa.
Sinto saudades, mesmo sem ter vivido essa época, em que os homens eram cavalheiros, aqueles que fazem de tudo para conquistar uma dama: mandam flores, escrevem poesias, fazem declarações, puxam a cadeira, abre e fecham a porta do carro para você, seguram em sua mão para subir ou descer o degrau, esbarram em alguém pedem desculpas e cedem o lugar para você sentar. Igualzinho nas cenas de filmes. Acho muito fofo tudo isso! O romantismo e a ternura podem ser acordados dentro de você. 
Muitos dizem que o romantismo está fora de moda e que hoje as mulheres são mais independentes. Um grande equívoco quem diz que mulheres não querem demonstrações de sentimentos românticos de seus parceiros. A maior intenção é ser valorizada.

O que terá acontecido para que o romantismo de antigamente tenha praticamente desaparecido? Talvez o movimento feminista tenha “assustado” o lado romântico dos homens, que preferem mostrar-se como “garanhões”, aquele que tem “pegada”, e consideram fraqueza, falta de masculinidade, a delicadeza e o romantismo de antes.
O imediatismo da vida atual também deve ter a sua parcela de culpa nessa história. Depois que o sexo virou bem de consumo, a quantidade tomou o lugar da qualidade e não há mais tempo para a conquista, para o olhar cheio de promessas, o leve roçar das mãos, os poemas de amor, as serenatas em noites de luar. Ah, sinceramente! O “ficar”, depois de certo tempo deve ser tão maçante. Acho que estamos perdendo a magia da conquista, do romance.
Hoje, algumas mulheres prestam muito mais atenção ao corpo sarado do rapaz e ao carro que ele dirige, do que ao seu comportamento e com toda certeza, decepcionam-se no final. Está certo, que como diz o poetinha: A beleza é fundamental, mas porque não temperar isso com a atitude gentil, o cavalheirismo de antigamente? Será que teremos de nos satisfazer com o corpo e o comportamento de trogloditas, que os homens assumem na atualidade?
Não acredito que o romantismo esteja fora de moda. Acho que, lá no fundo, todas as mulheres ainda sonham com o príncipe encantado, que não vira sapo no dia seguinte. Ainda desejam receber flores, palavras de amor sussurradas ao ouvido, bilhetinhos e presentes inesperados.
Não precisamos fazer dieta de carinho, de romantismo, afinal, não engorda, não faz mal para a pele, não aumenta o colesterol, nem dá celulite, e faz um bem enorme à alma! Devemos ser mais exigentes e demonstrar aos nossos homens, o quanto o romantismo faz bem à relação. O amor é o alimento da alma.

Quem disse que com a revolução sexual o romantismo acabaria, enganou-se.
Homens e mulheres nunca deixaram de ser românticos. Alguns fingem, outros preferem nem falar no assunto.  A sociedade ainda é machista, apesar de todos os avanços, ser romântico para alguns significa ser “fraco”. Oh! Fraqueza boa!
Psicólogos e sexólogos acham que o amor romântico, aquele de filmes, como as doces comédias românticas de Hollywood, esse acabou. Digo que os “especialistas” estão enganados. Homens e mulheres ainda emocionam-se e até choram, quando assistem filmes românticos. Alguns, até gastam fortunas para um pedido de casamento inusitado. Tipo uma “caça ao tesouro” em Nova Iorque, que leva a uma joalheria, onde o noivo aguarda com um lindo e caro anel.
E aí alguns perguntam por que os filmes da “Saga Crepúsculo” fazem tanto sucesso? Evidente que nem preciso responder. 

Sim, estamos carentes do romantismo, substituídos pela praticidade da vida, das cobranças, da falta de tempo e até pela luta por igualdade. Mas, quem não gosta de ser surpreendido com um gesto de carinho? Falamos de mulheres, mas os homens também sentem falta daquelas demonstrações de afeto que fazem os dias mais gratificantes.
Aquele bilhetinho simples, despretensioso, deixado sobre o travesseiro ou sobre a mesa do café, ou, por que não, pregado na porta da geladeira em meio a outros lembretes? Por que não chegar em casa com flores, numa segunda feira comum? Ou deixar um poema lindo junto aos objetos pessoais?
Ligar no meio do dia só pra dizer "alô"? As flores podem ser do jardim de casa mesmo. O poema copiado em folha branca. O telefonema, apenas dois minutos, não importa. O que se busca é a gentileza, a capacidade de fazer com que a outra pessoa se sinta amada, querida, desejada. É ela saber que faz parte da vida do outro e não uma simples presença.
São gestos assim que fazem nosso coração bater descompassado. Desenham sorrisos bobos que iluminam nossos olhos. Fazem os dias valerem a pena. Despertam-nos o desejo de voltar para casa, de contar os minutos para o próximo encontro...

Não que o romantismo tenha acabado ou que possamos culpar o mundo moderno. A culpa é de nós mesmos que fomos permitindo que tudo fosse ficando breve demais. E aquele piscar de olhos, aquele olhar mais intenso de algumas gerações passadas, resumiram-se a beijos intensos em qualquer lugar, e o que está valendo é beijar vários em uma noite, apenas. E depois as pessoas vêm reclamar que está difícil encontrar alguém para uma relação séria e quem sabe para sempre. Como bem sabemos, para que exista romantismo é preciso doar romances. Não está faltando apenas homens românticos, mas sim pessoas, homens e mulheres que possam se entregar um ao outro com compromisso.
O mercado das relações está gritando por gestos à moda antiga. E quem não gosta de receber mensagens na madrugada, e-mails amorosos que falam de sentimentos? Quem não gosta de flores, bombons, beijos carinhosos espontâneos, abraços de conforto e mãos dadas de amizade verdadeira? Todos gostamos, mulheres e homens! Desconfio que as pessoas precisam viver romances intensos e verdadeiros, do que momentos de paixão de uma noite ou alguns dias, porque o sucesso momentâneo das relações sem romantismo é a reclamação dos românticos.
Cada um com os seus romantismos e conceitos modernos, enquanto vamos sonhando secretamente nossas vontades de um amor para sempre à moda antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço seu comentário, isso nos faz crescer e melhorar.